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Design de serviço e CX transformam healthtech


Design de Serviço em Startup de Saúde
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UX/UI

visual identity

Aceleração de uma startup healthtech com Customer Experience, design sistêmico e foco nas pessoas

A aplicação estratégica do design transforma negócios e impacta positivamente a vida de milhares de pessoas. Trabalhamos junto ao time da Bloom Care, uma promissora healthtech no mercado brasileiro, na transformação de seu negócio, que partiu de um canal de conteúdo para uma plataforma de serviços digitais focada na parentalidade.

Propusemos uma abordagem sistêmica para pivotar o negócio. Da proposta de valor e posicionamento da marca ao seu programa de CX (Customer Experience). Do modelo de negócio ao desenvolvimento do produto digital, orquestramos junto ao time da Bloom todos os pontos de contato do ecossistema da marca.

O trabalho foi realizado através do processo de Venture Design, modelo de aceleração de startups em que se aplica diversas competências de design, garantindo o foco no usuário, relevância e “encantamento” do negócio. A Questtonó é pioneira no Brasil nesse modelo de investimento e aceleração de empresas.

Healthtechs: Startup promove mudança cultural em empresas

A iniciativa surge de uma visão de que empresas podem e devem ser parte da rede apoio das famílias que contribuem diariamente com seus negócios. Hoje, metade das mães brasileiras deixa o mercado de trabalho até dois anos após a licença-maternidade.

– Leia também: É hora de reconectar o ecossistema de saúde

A startup Bloom Care é uma healthtech que promove essa mudança cultural para empresas. Com um serviço de apoio a famílias na jornada da primeira infância, que vai da gravidez aos 6 anos da criança. A Bloom oferece acolhimento através de conteúdo relevante e serviços variados, como a teleconsulta com especialistas. 

Para empresas, a oferta promove a saúde física e mental de pais e mães, o que as ajuda em atrair e reter talentos, acelerar a igualdade de gênero de um negócio e melhorar a performance. A Natura, por exemplo, já disponibilizou o serviço da Bloom para 26 mil consultoras e viu uma melhora na relação entre mães e filhos com esse suporte:

94% das consultoras estão mais satisfeitas com a maternidade (aumento de 24 p.p.);

– 87% têm mais tempo de cuidado consigo mesmas (aumento de 34 p.p).

Metodologia de Customer Experience e construção de marca

O projeto foi realizado a partir de duas das nossas metodologias: Quest e Ignition, onde conduzimos processos estratégicos alinhados a execução de forma ágil, sistêmica e multidisciplinar até sua implementação final. 

Consolidamos a marca, seus pilares, e um propósito consistente. Ainda, de olho na sustentabilidade da iniciativa, definimos um novo modelo de negócio, e a estratégia de CX (Customer Experience).

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Design de serviço com foco nas pessoas

A tecnologia pode tornar a relação entre pessoas e empresas mais ágil e afetiva. É por isso que o design de serviço é uma ferramenta essencial para aqueles que querem ter seu lugar no meio digital. 

Ao exercitarmos a Jornada do Usuário, que identifica todos os momentos-chave da pessoa ao longo do seu relacionamento com a Bloom, concebemos uma série de experiências relevantes, que alimentam um roadmap de implementações futuras e conferem sentido à oferta atual. 

Avançamos para a criação do UX e UI da plataforma da Bloom, a fim de entregar um produto descomplicado, considerando os seus diferentes usuários: empresa, pais e profissionais de apoio. 

Bloom Care: solução digital para empresas mais humanas

A entrega final foi um trabalho de Customer Experience e design de serviço completo, com marca e modelo de negócio prontos para rodar, acompanhados de um roadmap de implementação das soluções definidas. Um serviço que entrega cuidado de acordo com as necessidades e tensões vividas por esses usuários dentro do universo das empresas. 

– Leia também: 3 startups “design-driven” que estão transformando o Brasil

A nova plataforma da Bloom foi lançada oficialmente em 2020. E no fim de 2021, a startup recebeu R$ 3 milhões em uma rodada pré-capital semente. Participaram do aporte nomes relevantes do ecossistema de startups e saúde, como Rachel Horta, fundadora da Hekima e conselheira do Grupo Fleury, Renato Carvalho, presidente da Novartis, Marco Crespo (ex-CEO da Gympass) e Fernando Okumura (sócio gestor da KMR Ventures), além de nomes como The Next Company e IKJ Capital, como conta essa matéria da Revista Exame.

Esse projeto recebeu a medalha de Prata no Latin American Design Awards, na categoria Digital Mobile App.